domingo, 4 de novembro de 2007

Audiovisual

Como avaliar um audiovisual
By Plenário Virtual in Tecnologia EducacionalPublished: Saturday, 03 November 07 - 06:19 AM (GMT -04:00) Last Updated: Saturday, 03 November 07 - 06:37 AM (GMT -04:00)
O audiovisual refere-se a toda forma de comunicação sintética destinada a ser percebida ao mesmo tempo pelo olho e pelo ouvido. Esta linguagem está perfeitamente integrada no tempo e no espaço - o movimento acrescenta dimensão temporal e casa-se com o som (Cloutier, 1975: 100).
Shaeffer (1966: 112-122) estabelece empiricamente quatro mecanismos de escuta: ouvir, escutar, reconhecer e compreender. Toda criança descobre que os sons provêm de lugares e coisas que também pode ver, tocar, olhar e saborear, e inicia um processo de associação entre sons e objetos concretos que ela irá guardar na sua memória para sempre (...)
A palavra audiovisual "resulta da aglutinação dos termos" "áudio" e "visual" e refere-se "a tudo o que pertence ou é relativo ao uso simultâneo e/ou alternativo do visual e auditivo; a tudo que tem características próprias para a captação e difusão mediante imagens e sons" (Cebrián Herreros, 1995: 53).
O áudio, o visual e o audiovisual estão assim indissociavelmente ligados à percepção sensorial áudio-ouvido; visual-visão; audiovisual-interação ouvido/visão.
TV e vídeo são: sensoriais; visuais; linguagem falada; linguagem musical e linguagem escrita.
Linguagens que interagem superpostas, interligadas, somadas, não separadas. Daí a sua força. Atingem-nos por todos os sentidos e de todas as maneiras. Televisão e vídeo nos seduzem, informam, entretêm, projetam em outras realidades (no imaginário), em outros tempos e espaços.
Televisão e vídeo combinam a comunicação sensorial-sinestésica com a audiovisual, a intuição com a lógica, a emoção com a razão. Integração que começa pelo sensorial, pelo emocional e pelo intuitivo, para atingir posteriormente o racional.
Após essa breve descrição sobre o que é audiovisual e o filme assistido (Escolha um filme ou reportagem), analise como a estória (história) foi contada para atrair a atenção do público. A sua observação procurou analisar a força desta linguagem.
As Perguntas:
1 - O que chamou mais a atenção (imagem/som/palavra). Por quê?
2 - O que dizem as cenas (significados)?
3 - Consequências, aplicações (para a nossa vida, para a educação)?
4 - Como é contada essa história?
5 - O que lhe chamou a atenção visualmente?
6 - Que ideia passa claramente o filme (o que diz claramente esta história)?
7 - Que modelo de sociedade apresentado?
8 - Valores afirmados e negados pelo filme (como são apresentados a justiça, o trabalho, o amor, o mundo)
9 - Como cada participante julga esses valores (concordâncias e discordâncias nos sistemas de valores envolvidos). A partir de onde cada um de nós julga a história.

Nenhum comentário: